quinta-feira, 27 de maio de 2010

A Inveja

Certo dia, uma serpente voraz tentava abocanhar um indefeso vaga-lume, quando este se voltou para ela e lhe perguntou – senhora serpente, como é que um animal tão poderoso me deseja aniquilar? A serpente respondeu – o teu brilho fascina-me e, como não o posso ter, tenho que te matar”.

Como surge a inveja ?

A inveja vem através do olhar, e quando esta percebe que não tem o que o outro tem e desfruta, vêm os pensamentos que dão o arranque para um desassossego da alma. E quanto mais a pessoa vai nutrindo esses pensamentos, que parecem ser algo óbvio, vai aumentando a desgraça dentro de si. Eu quero dizer com isso, que aquela semente começa a brotar.
Ninguém quer admitir que tem tal coisa, mas todos estamos sujeitos a ela. É um pecado que seduz de tal maneira, que a pessoa muda de comportamento.
Ela deixa de ser livre para ser uma presa dos seus sentimentos. E isso pode-se ver, justamente, quando vem a tona aqueles pensamentos que temos de nós próprias, que somos inferiores.
Ninguém quer ser menos, nem incapaz de ser boa o suficiente. E quando vemos o que os demais têm, e não atingimos o sucesso como vemos, somos bombardeados com aqueles sentimentos que percebemos de imediato, que nos traz algo negativo.
A inveja é um sentimento de roubar o que o outro tem. Não quer conquistar apenas, mas quer arrancar da outra pessoa e trazer exclusivamente para si. Quer ser o centro das atenções, quer ser mais bem sucedida do que fulano. E quando vem aquela “boa notícia” da tal pessoa de quem ela sente inveja, ela tenta ignorar ou até mesmo mudar de assunto, para não dar a atenção que a outra merece.
E daí que surgem as brigas, contendas, difamações e guerras. O terror começa a se fazer presente, no relacionamento entre familiares, empregados e estudantes.
Se todos nós somos bombardeados com pensamentos malignos, o que devemos fazer então? Temos que dominar tal sentimento.
Sabe como?
Aprenda a ceder ou a dar, justamente a pessoa por quem você tem este sentimento. Se você dá, você controla os impulsos do sentimento, que insinua você fazer o contrário. Em outras palavras, é você quem age de uma forma inteligente, contra a estratégia dos próprios impulsos e que impõe o que tem que ser feito.
Você verá o peso sair de cima!

http://vivifreitas.blogspot.com/2010/05/inveja.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário